Buracos

Posted: 30 March, 2006 in Etc

Há uma coisa que realmente quase me tira do sério, não falo dos buracos da estrada, nem das crateras tipo impacto de meteorito, ou aqueles em que parece que alguem andou à procura de petroleo.

Não, nada disso. Esses também me chateiam, devo confessar, mas não tanto como os outros tipos de buraco, aqueles que são feitos permanentemente, desorganizadamente, e sempre, mas sempre a propósito de algo "melhor".

Por exemplo. Na urbanização onde moro, é quase tudo novo. Eu disse quase… porque, a estrada, de novo já não tem nada, tal é a quantidade de máquinaria pesada que anda de um lado para o outro e que acaba com o alcatrão todo remendado que mais parece uma manta de retalhos. Mas mais divertido que ver máquinas permanentemente a arrancar alcatrão, porque é preciso passar mais um cabo ou um tubo qualquer, são os buracos nos passeios. É de gritos.São um fartote! Primeiro faz-se uma calçada à portuguesa toda bonitinha, vendem-se as casas e depois passado umas semanas vem umas máquinas abrir tudo outra vez, para colocar cabos, Moloks e eco-pontos…. Claro que essas coisa são importantes, tanto que escrevi para a camara a reclamar por não os ter… mas porque razão não os colocaram logo no sitio de uma vez, quando ainda andavam a fazer as construções? Porque é que temos de ser acordados de madrugada com martelos-pneumáticos agarrados a retroescavadoras que mais parecem que vão abrir uma filial das minas de S. Domingos, que um buraco para um molok.

Mas ainda não acabou, é que a cereja em cima do bolo é a colocação dessas coisas. Compreendo perfeitamente que é preciso espaço para as colocar e que são bastante uteis blá blá blá blá…. mas porque razão é que os colocaram imediatamente debaixo da janela das pessoas. Caramba, não havia mais sitio nenhum? Por exemplo, do outro lado da estrada, onde não há absolutamente ninguem a morar e onde não vai ser construído rigorosamente nada.

Outro exemplo, do mais incrivel, foi esta sequência na av. Nuno Alvares Pereira na Amadora aqui à uns anos atrás durante o verão.

Primeiro andaram uma máquinas umas semanas a arrancar o alcatrão e a colocarem um tapete todo novinho em folha. O transito ficou um caos, mas pronto, pelo menos a avenida ficava «nova». Não passou um mês, e apareceram mais máquinas, arrancaram parte do passeio e do alcatrão e passaram cabos. Não sei para o que eram, mas era importante obviamente. Taparam o passeio, lembro, em calçada portuguesa, e remendaram o alcatrão. Bom, paciencia, pelo menos deverá haver novos serviços de telecomunicações ao publico… depois de terem terminado, não passaram 15 dias até aparecerem novamente outras máquinas a abrir tudo outra vez, para colocar gás natural… só que como os tubos o gás, ficam a uma profundidade maior que os cabos, de vez em quando lá aconteciam uns acidentes e toca de reparar os cabos outra vez. Não tivesse isto chegado, quando voltaram a tapar tudo, apareceram os individuos dos cabos outra vez, para fazer buracos em zonas estratégicas, provavelmente onde tinham sido reparados…

Nesse ano o alcatrão foi arrancado 3 vezes, nalgumas zonas 4, sendo os remendos as ultimas versões.

Claro que ficou pior do que antes… mas pelo menos tinhamos novos serviços e gás natural…. terá sido assim? Claro que não, estamos em Pt e o gás, só foi instalado, salvo erro uns meses depois…. claro que para fazerem as ligações, tiveram de abrir mais buracos no passeio e no alcatrão para fazerem as ligações aos prédios…

Por acaso a explicação para este ultimo caso foi muito simples, entre a primeira colocação de alcatrão integral e a passagem de cabos… houve eleições autárquicas… perceberam?

Leave a comment